O terminal do porto de Montevidéu, já operativo, conta com uma dúzia de silos e sistemas de transporte de cereal da empresa cordobesa.

A empresa cordobesa Gandaria participou muito ativamente na execução do terminal de armazenamento e manejo de cereal e chips de madeira localizado no porto de Montevidéu, concessionada à empresa uruguaya Obrinel (TGM), que está já pronta para começar suas operações, depois de 18 meses de construção, segundo foi publicado em sua página web pela Asociación Nacional de Fabricantes de Bienes de Equipo (Sercobe).

O projeto, o maior em seu tipo no país iberoamericano, inclui a provisão dos 12 grandes silos de armazenamento e sistemas de transporte de cereal, sua montagem e posta em marcha a cargo da espanhola Silos Córdoba, assim como a mecanização e os equipamentos de carga de navios graneleiros de última geração de uma empresa suiça, representadas e promovidas por Sercobe através de sua delegação no Rio da Prata.

Básicamente, o terminal consiste em ua planta de silos para armazenagem de grãos e chips de madeira construida sobre 9 hectares ganhados ao mar na baía do Porto de Montevidéu, com uma capacidade inicial 120.000 toneladas (é dizer o que cabe nos 12 silos), e uma capacidade operativa de 2 milhões de toneladas anuais, capaz de atender com solvência a crescente demanda do mercado local, assinala a nota informativa de Sercobe.

Uma próxima ampliação com oito silos mais

Ademais, o projeto prevê uma ampliação para uma capacidade final de 200.000 toneladas com oito silos adicionais e um próximo enlace com a rede ferroviária existente nas cercanias da capital uruguaia.

Complementariamente, o posto de atraque se desenhou e dragou com uma profundidade de 13 metros, para a carga de navios tipo Panamax e Post-Panamax de 250 metros de comprimento e 80.000 toneladas. Ambas instalações estão conectadas por uma galeria aérea de 300 metros sobre as águas da baía.

Esta obra de infraestrutura, cujo investimento total alcança os 100 milhões de dólares de aporte privado, está chamada a convertir-se em uma referência tecnológica e logística na região, e abre o caminho para um grande número de investimentos em infraestrutura portuária nos rios Uruguai e Paraná.

Largest storage project in Uruguay

Fuente: Córdoba Hoy