“Gandaria conseguiu uma boa posição no mercado internacional como resultado de sua expansão, que começou em 1992. Atualmente temos uma rede comercial em 37 países e projetos em 52. Estes são os cinco pilares nos que nos temos baseado para alcançar a posição atual: qualidade, engenharia, preço, atenção ao cliente e cultura de empresa. Nosso objetivo agora é entrar nos mercados nos quais ainda não estamos presentes e reforçar nossa presença nos que já estamos”. Pablo A. Fernández, Diretor Comercial de Silos Córdoba.

Gandaria é uma empresa líder na fabricação de soluções de armazenamento, transporte e acondicionamento de grãos. Fundada em 1975 por Juan López Liétor, a empresa converteu-se em “referente mundial em soluções de armazenagem de grãos”. A empresa espanhola também fabrica uma linha completa de maquinaria de transporte, fábricas de ração animal, equipamento pecuário, estruturas e revestimentos metálicos e proporciona a seus clientes soluções personalizadas de alta qualidade e grande rentabilidade.

Como resultado do crescimento moderado, porém estável, que vem mostrando ano após ano, Gandaria já exporta seus produtos e serviços a 52 países em 4 continentes. Pablo A. Fernández, Diretor Comercial de Silos Córdoba, contou à Miller Magazine a expansão que tem experimentado a empresa cordobesa no mercado internacional. Explicou que, para alcançar a posição atual, a empresa baseou-se em cinco pilares fundamentais: qualidade, engenharia, preço, serviço ao cliente e cultura de empresa. Neste sentido, também enfatizou o caráter de Gandaria como  “Fornecedor de soluções integrais chave na mão”. “As tendências do mercado e as soluções técnicas estão evoluindo para a figura do Contratista Principal, um único fornecedor capaz de realizar a integração e gestão completa do projeto. Neste ponto contamos com mais de 20 anos de experiência”, disse.

Estas são as respostas de Pablo A. Fernández, Diretor Comercial de Gandaria a nossas perguntas.

Gandaria é uma empresa líder na fabricação de soluções de armazenamento, transporte e acondicionamento de grãos. Em definitivo, é uma das principai empresass líderes do setor de armazenagem de grãos a nível mundial. ¿Pode-nos contar a história de sua empresa no setor? ¿Poderia resumir-nos,  brevemente, a que se dedica a empresa e suas principais atividades?

Gandaria é uma empresa que está a 43 anos no setor. Foi fundada por Juan López Liétor em 1975 com o objetivo de satisfazer as necessidades de alimentação y armazenagem no setor pecuário nacional. Estes são os principais feitos da empresa ao longo de sua trajetória:

No princípio, a empresa estava concentrada no mercado espanhol e seus arredores (Portugal, França e Marrocos). Podemos dizer que, durante os primeiros oito a vinte anos, cresceu pouco a pouco, adquirindo a experiência necessária e o conhecimento do mercado para sua posterior expansão.

Após este primeiro período, a empresa começou a ter uma contínua expansão internacional e, agora, contamos com distribuidores locais em 26 países e sucursais na Argentina, Uruguai, Nigéria, Moçambique, Turquia, Romênia, Cazaquistão e India. Graças a esta rede comercial, exportamos nossos produtos e serviços a 52 países em 4 continentes.

Também foi durante este período quando se estabeleceram as diferentes unidades de negócio da empresa:

1. Silos Córdoba: Engenharia, desenvolvimento e montagem de instalações industriais e agrícolas.
  2. Matra: Desenvolvimento e fabricação de maquinaria industrial de transporte.
  1. MGN: Desenho e fornecimento de todo tipo de instalações para a fabricação de ração animal.
  2. Gandaria: Fabricação e venda de produtos para todo tipo de instalações pecuárias: porcina, avícola, ovina, bovina, pecuárias alternativas.
  3. GER: Fabricação e distribuição de todo tipo de material para a climatização pecuária, agrícola e industrial.
  4. QUINTA METALICA: Fornecimento e instalação de todo tipo de revestimentos metálicos. Casas modulares com painéis a medida.
  5. Trademet: Fabricação de estruturas de aço soldadas e aparafusadas, com a melhor maquinaria para a transformação do aço.

Que papel e lugar ocupa Gandaria em seu setor? Poderia dizer-nos como chegou Gandaria a alcançar a posição atual? A que se deve seu êxito?

Gandaria obteve uma boa posição no mercado internacional como resultado de sua expansão, que começou em 1992. Primeiro na América Latina e Europa e, anos depois, no Oriente Médio, Ásia, Europa do Leste e África. Atualmente, a empresa conta com uma rede comercial em 37 países e projetos em 52. Esta afirmação é fácil de dizer agora, porém, há muito esforço por trás: equipes de trabalho focadas em diferentes áreas como Qualidade e Serviço ao Cliente, Engenharia, I+D, Fornecimento e Fabricação, Eletrônica, Logística, Administração e Finanças e Comercial.

Para chegar na situação atual, nos centramos, básicamente, nos seguintes pilares:

• Qualidade: para nós, é primordial.
    • Qualidade dos materiais utilizados: utilizamos  o galvanizado e o aço de maior resistência disponível no mercado.
    • Qualidade no desenho: utilizamos as últimas versões de desenho em silos como ANSI / ASAE, EUROCODE, DIN, o que nos leva a oferecer maiores medidas de segurança.
  • Serviço ao cliente: Nos sentimos orgulhosos de dizer que nossos clientes também são nossos amigos, já que geramos e construimos confiança dia a dia. Somos uma empresa muito orientada ao cliente e entendemos que, nos negocios, não somente se trata de obter lucro, senão também, confiança, bom serviço e solucionar problemas.
  • Engenharia: Mantemo-nos atualizados, anualmente, nas novas normas de desenho, nas novas soluções capazes de melhorar os sistemas de armazenagem e os produtos que desenvolvemos. É importante saber que não soment somos uma empresa de fabricação, senão também uma empresa de engenharia.
  • Preço: Somos muito conscientes das necessidades do mercado, o nível de concorrência e o volume de investimento que requerem nossos projetos, razão pela qual estamos bastante bem posicionados a nível de preço em todo o mundo.
  • Empregados e cultura de empresa: Sem lugar a dúvidas, nossa equipe é o principal pilar de nosso êxito.

Pode-nos dar alguma informação sobre a capacidade de produção e as instalações da empresa? Quantas pessoas trabalham nela?

Nossa empresa teve que mudar-se faz 3 anos a novas instalações como resultado de seu crescimento, tanto em número de empregados como em faturamento. Seguimos estando na cidade de Córdoba, porém,  numa área industrial mais nova e melhor desenvolvida.

As novas instalações contam com um novo edifício de escritórios de 1.040 m2 e uma nova unidade fabril de silos e passarelas de 10.000 m2. Além disto, temos uma fábrica independente para a maquinaria de transporte de grãos de 5.700 m2, outra fábrica para a produção de estruturas metálicas de 20.100 m2 (torres de elevadores de canecas, fábricas de ração, etc.)

A divisão de armazenagem a granel de Gandaria conta com 87 empregados.

Existem muitas empresas no setor de armazenamento e transporte de grãos. O que os distingue das demais?

Voltando a nosso ponto anterior, temos feito fincapé na qualidade, engenharia, preço, serviço ao cliente e cultura de empresa, porém mais além destes pontos, podemos agregar:

• Gandaria como empresa de engenharia: as tendências do mercado e as soluções técnicas estão evoluindo para a figura do contratista principal: um único fornecedor capaz de realizar a integração e a gestão completa do projeto. Neste ponto, contamos com mais de 20 anos de experiência. Em relação com isto, e outra diferença importante, com respeito a outras empresas, é o fato de que somos fabricantes de uma gama mais ampla de produtos: silos de armazenamento, estruturas, passarelas, suportes, maquinaria de transporte, painel elétrico, software e programação e equipe de supervisão e montagem.
  • Qualidade: Somos transparentes com respeito a nossa informação técnica e nosso cliente é muito consciente desta força porque utilizamos um aço de maior resistência, melhor galvanização e as últimas normativas de desenho, diferente de outras empresas.
  • Equipe: Equipe altamente capacitada e motivada para enfrentar-se a novos projetos, novos desafios.
  • Flexibilidade: graças a combinação das novas instalações, a melhor automatização dos processos e a equipe, conseguimos tempos de entrega mais curtos.

Para onde exportam os produtos? Para quantos países estão exportando neste momento?

Exportamos nossos produtos a 52 países localizados na América Central e do Sul, Europa, África e Ásia. Ao dia de hoje, os únicos mercados nos que ainda não entramos são América do Norte e Austrália. Estas áreas estão em nosso plano estratégico e é algo que temos previsto a futuro.

Exportam seus produtos a muitos países, pelo que necessitam uma corrente de fornecimento sólida. Como manejam este tema?

Este processo é chave, já que nosso processo de produção começa com nossos fornecedores e, logo, continua com as relações interdepartamentais.

Não tem sido fácil alcançar o nível que temos hoje em dia, porém nosso crescimento estável e moderado, ano após ano, tem-nos permitido desenvolver o Departamento de Compras e Fornecimentos. Contamos com um departamento para realizar esta tarefa e uma equipe que dia a dia busca melhorar nossas relações com os fornecedores.

Quais são os critérios para a seleção de soluções de armazenamento de grãos numa planta de moagem? Em que se baseiam os investidores para eleger o sistema mais adequado?

Se bem podemos dizer que, em geral, há poucos parâmetros a ter em conta, como o acondicionamento do grão, o tempo de armazenamento ou a finalidade do grão, não existem parâmetros ou critérios fixos na hora de selecionar a solução de armazenamento de grãos ou de moagem mais adequada para todos. Isto se entende, fácilmente, quando começamos a pensar nas necessidades dos múltiplos perfis de clientes com os quais temos que trabalhar:

1. Qualidade: As empresas buscam diferentes níveis de qualidade, dependendo da posição que pretendam ter no mercado, o nicho de mercado ao que aspirem ou, inclusive, das leis de cada país.
  2. Condições climáticas: trabalhamos em 4 continentes com condições climáticas muito diferentes: desertos, zonas tropicais, secas, úmidas, etc. Para cada zona climática há que ter em conta diferentes parâmetros na hora de desenhar o projeto.
  3. Produto armazenado e finalidade: Hoje em dia, em nossos silos, armazenam-se mais de 60 tipos de produtos: cereais, legumes, ração, biomassa, péletes e produtos granulares para muitos setores diferentes. Há tantas opções que não é possível estabelecer critérios fixos para uma solução concreta. Por tanto, terminamos oferecendo o que o cliente necessita: uma solução personalizada.

O que nos pode dizers sobre as inovações e soluções que têm aportado ao setor de cereais e de rações animais? O que oferecerá seu departamento de I+D aos clientes, próximamente?

Com respeito aos últimos anos, já lançamos ao mercado novos desenvolvimentos em maquinaria de transporte, centrados em aumentar a segurança e a vida útil dos produtos. A respuesta do mercado tem sido muito boa e não somentel tem aumentado nossas vendas de maquinaria, senão que, agora, nos posicionamos em um nível de qualidade mais alto, pelo que podemos competir com os fabricantes de maquinaria de transporte maiores e reconhecidos.

O mercado também é consciente das novas soluções que temos desenaado para o armazenamento de grãos: sistemas de isolamento, tecnologia anticondensação, desenhos para evitar danos mecánicos no grão, estudos de ventilação, normativa contra explosões (ATEX), etc.

Atualmente, estamos trabalhando em melhorar a eficiência de nossos produtos. Básicamente, perguntando-nos, dia a dia, tanto a nós mesmos como ao usuário de nossa tecnologia, como podemos melhorar as coisas. Fazemos isto através de múltiplas colaborações com o cliente donde analisamos o comportamento do equipamento, o desgaste dos componentes, etc.

Quais são os projetos mais importantes, recentemente finalizados, ou em curso, de Silos Córdoba?

Estamos a ponto de terminar um dos maiores projetos (senão o maior) nos países do SAARC. É um projeto dedicado ao arroz em casca e tem uma capacidade de armazenamento de 60.000 toneladas. Seguindo nossa filosofia principal, eramos o contratista principal e fornecemos o projeto completo: recepção do grão, limpeza, secagem, armazenamento, conexão ao engenho e a automatização completa.

Na Europa, temos outro importante projeto – na Itália – com uma capacidade de armazenamento total de 40.000 toneladas. Neste caso, também fornecemos o projeto completo. Se nos trasladarmos à África, na Nigéria finalizamos, recentemente, um projeto de armazenamento de 90.000 toneladas para um moinho de fariha. Outro exemplo seria o projeto de mais de 80.000 toneladas de armazenamento que fizemos na Rússia.

Quanto aos projetos em curso, neste momento, estamos instalando mais de 23 projetos em todo o mundo e oferecendo serviços de supervisão e montagem em 18. Nossa equipe de Supervisão e Montagem é chave na gestão de projetos.

Quais são seus objetivos a futuro? Pode-nos contar seus planos e expectativas para os próximos años?

Queremos crescer, consolidando nossa presença nos mercados nos quais já estamos e entrando em novos mercados.

Temos claro que o serviço ao cliente é chave, pelo que estamos trabalhando em melhorá-lo em diferentes países do mundo, é dizer, que o serviço comercial, supervisão técnica, montagem e pós-venda não somente esteja em nossa central, senão em outras áreas estratégicas. Já o estamos fazendo nos diferentes escritórios que temos a nível mundial, este é o ponto de partida de nossos planos futuros.

Fonte: Miller Magazine

Necessita mais informação?