Joaquín González, Director Comercial de Gandaria na Romênia explica como se fabricam os sistemas de armazenamento inteligente na fábrica de Gandaria em uma reportagem realizada por LumeaSatului.

Alguns granjeiros dizem que este ano é o ano dos comerciantes. É a opinião dos que não dispõem de sistemas de armazenamento e que estão obrigados a aceitar o preço que outros impõem.

Esta é um reportagem realizada na fábrica de Gandaria e apresenta os passos que se seguem para a fabricação de um sistema completo de armazenamento de grãos de alta qualidade.

Gandaria nasceu em 1975 e conta com uma experiência de 40 anos. Durante este tempo foi melhorando seus produtos até hoje, que oferece sistemas inteligentes de armazenamento de cereal a nível mundial.

Joaquín González, Diretor Comercial de Gandaria na Romênia apresenta a fábrica donde se produzem todas as peças que compõem o sistema de armazenamento grãos.

O PROCESSO TECNOLÓGICO

A qualidade da matéria prima

A qualidade da matéria prima é muito importante em um sistema de armazenamento de grãos, porque afeta a vida útil da instalação. Em Silos Córdoba, a qualidade é o primeiro, pelo que se utiliza chapa de aço galvanizado com recobrimento de zinco Z600 (600 g de zinco por m2). Também se oferece chapa pre-lacada em verde para as coberturas e os silos granja.

Processamento da matéria prima

O primeiro passo consiste em ondular a chapa, conferindo a resistência desejada, e logo em curvar cada peça para obter o diâmetro desejado. Algo muito importante a ter em conta na hora de eleger o silo é que o nível de ondulação da chapa seja o mais suave possível para que se sedimente a menor quantidade de pó. Os sedimentos de pó são responsáveis da formação de microorganismos, mofo, bactérias e outros micróbios dentro do silo. Em Silos Córdoba, a qualidade também consiste em oferecer o nível de ondulação ótimo da chapa, tanto para a resistência do aço, como para que o pó se sedimente o menos possível.

Para oferecer soluções ótimas para a armazenagem de grãos, a maioria dos processos de fabricação são realizados por robôs industriais e monitorizados por computador, que por sua vez são supervisados por uma equipe multidisciplinar de engenheiros e técnicos especializados.

Processamento das peças pequenas

Cada máquina fabrica un tipo distinto de peça, a deposita em uma prateleira numerada em uma ordem definida. Esta ordem fica registrada em um computador e as peças de cada prateleira são transferidas a um depósito. Quando há que montar um componente ou uma máquina, há que juntar as peças. Para isto, o computador transmite a informação do número e tipo de peças necessário e busca no depósito, desde donde se mandam diretamente à seção de montagem todas as peças necessárias, na ordem que devam ser montadas.

Automatização

O objetivo da direção é que o processo de fabricação seja o mais automatizado possível e que possa aumentar a produtividade. Portanto, inverte-se continuamente em tecnologia de última geração, de maneira que se consegue uma maior produtividade, menores custos de produção e um produto de alta qualidade.

Embalagem e carga

O último passo do processo tecnológico é a carga das peças que compõem o silo para seu envio. Incluem-se fotos das peças que se carregam, identificadas são seu código de barras e, finalmente, emite-se o “packing list” que detalha o conteúdo.

Gandaria oferece soluções personalizadas que respondem as necessidades de cada cliente. Os silos metálicos de aço galvanizado representam a melhor alternativa para armazenar grãos, graças a sua versatilidade, a sua fácil montagem, a higiene durante a manipulação e aos baixos custos de armazenagem. Os sistemas completos incluem silos para armazenagem, sistemas de transporte vertical ou horizontal dos cereais, sistemas de secagem e acondicionamento dos mesmos, controle de temperatura e ventilação e monitoração automatizada com “software” de gestão.

SILOS CÓRDOBA NA ROMÊNIA

A primeira instalação Gandaria na Romênia vendeu-se em 2002 através de uma empresa intermediária da Província de Timis. Até 2009 venderam-se instalações através de várias empresas intermediárias. Vendo a possibilidade de desenvolvimento e o mercado da Romênia, em 2010 Gandaria abriu uma filial na Romênia donde funcionam um Escritório Comercial e um Escritório Técnico. Desta forma, os projetos para Romênia são elaborados diretamente desde a filial da Romênia, ainda que sejam produzidos na Fábrica de Gandaria na Espanha. À data de hoje, há mais de 20 instalações de silos de Gandaria na Romênia.

Silos de cereais marca Gandaria na Romênia

A reportagem termina com a visita a Dolj, um dos clientes de Gandaria na Romênia, que forma parte do grupo AgriNatura. Tem já duas plantas em Alexandria e esta é a terceira que realizamos. Trata-se de uma instalação com uma capacidade de 10.000 toneladas composta por 4 silos de 2.500 toneladas cada um, pré-limpeza, secador e 2 pavilhões de recepção adicional com capacidade para 5.000 toneladas.

Aqui se pode ver a reportagem completa realizada por Lumea Satului na fábrica de Gandaria de Espanha e que conclui na planta de armazenagem de Dolj Romênia: ver vídeo

Necessita mais informação?

Peça orçamento sem compromisso