As empresas Mayoral, Silos Córdoba, And&Or e Agf Fashion, saíram vencedoras dos Prémios Alas a la Internacionalización da Empresa Andaluza 2013. Os galardões, organizados pela Extenda desde 2001 como o órgão da Junta da Andaluzia encarregado de promover a internacionalização das empresas e a economia da região, contam na sua décima primeira edição com quatro categorias: Trajeto Internacional, que correspondeu à empresa de moda infantil da Málaga, a Mayoral; Implantação no Exterior, que pertenceu à empresa de Córdoba, a Silos Córdoba; Empresa Exportadora, prémio atribuído à And&Or, sociedade sevilhana dedicada ao design e fabricação de maquinaria de engenharia industrial, e Iniciação à Exportação, que foi parar ao Grupo AGF Fashion, de Almería.

As quatro empresas conseguiram estes prêmios depois de um processo completo iniciado no passado mês de setembro ao qual se apresentaram 146 empresas candidatas, o maior número desde que foram criados estes galardões em 2001. As empresas vencedoras das categorias de Iniciação à Exportação, Empresa Exportadora e Implantação Exterior foram escolhidas pelo júri principal de entre as 23 finalistas selecionadas previamente pelos oitos júris regionais. A escolha da empresa vencedora de Trajeto Internacional correspondeu por si só ao júri principal, do qual, além da Junta de Andaluzia, fazem parte a CEA, o Consejo Andaluz de Cámaras de Comercio (Conselho Andaluz e Câmaras de Comércio), o ICEX, um meio de comunicação e duas empresas de reconhecido prestígio.

Implantação Exterior

A modalidade de Implantação no Exterior reconhece o trabalho de empresas que no desenvolvimento do seu processo de internacionalização tenham realizado investimentos no estrangeiro ou estabelecidos acordos de colaboração com empresas estrangeiras para operar noutro país. A Silos Córdoba, que nasceu há 40 anos como fabricante de silos para armazenamento ganadeiro, é na atualidade uma empresa dedicada ao design e construção de instalações de uso industrial e ganadeiro, maquinaria de transporte e engenharia e transformações metálicas.

A empresa teve uma faturação superior a 46 milhões de euros em 2012, mais de 82% proveniente do exterior, e onde colaboram 60 pessoas. Foi líder no mercado europeu entre 2005 e 2011 e conta com escritórios próprios na Argentina e Cazaquistão, e com filiais na Roménia e Turquia. Além disso, tem uma rede de distribuidores em 17 países para atender a mais de 45 mercados.

Na sua expansão internacional, a Gandaria utilizou os serviços da Extenda por 37 vezes. Desde assistência a jornadas até ao apoio na sua implantação na Roménia e Turquia, passando pela assistência a feiras internacionais, missões comerciais, desenvolvimento de projetos individuais em países diferentes, o programa de desenvolvimento internacional, etc.

Fonte: Europapress

Ver Dossier de imprensa