Caso de êxito de uma granja avícola: Um joven avicultor da fábrica de rações Avimosa que continua a saga familiar com um pavilhão de Gandaria-Silos Córdoba.

Antonio Herrando, um pecuarista de 25 anos, escolheu os pavilhões chave na mão de GANDARIA-GRUPO DE EMPRESAS SILOS CÓRDOBA para seu grande projeto pessoal: a engorda de frangos numa granja situada em Alameda de la Sagra (Toledo).

A história de Antonio Herrando está vinculada a avicultura desde que seu avô, proprietário da antiga empresa Ranchos Pecuários -depois Avimosa- se lançara na aventura como empreendedor, com um negócio de galinhas poedouras e de fábrica de ração que surtia as granjas da zona e do que ainda ficou seus vestígios: o edifício, ainda em pé, pelo qual se passa antes de chegar na granja de frangos de seu neto, a qual chamou Explotación Díaz Guerra em honra aos sobrenomes de sua mãe.

Escolhi SILOS CÓRDOBA por seu bom funcionamento assim como seus bons materiais e qualidade de serviço.

Em Alameda de Sagra, um município da província de Toledo, Antonio Herrando cria 37.000 frangos em um pavilhão de SILOS CÓRDOBA totalmente automatizado de 150 x 15 metros, aos que se lhe somam dois quartos técnicos anexos. Está integrado com Avimosa, como não podia ser de outra maneira, e, apesar de que no momento da visita, somente havia realizado uma criação, já tinha em mente ampliar. O exemplo deste jovem empresário de 25 anos é uma esperança para o setor, no qual, a miúdo falta relevo geracional.

UM TRABALHADOR DE AVIMOSA & AVICULTOR

Uma das peculiaridades deste granjeiro é que esteve trabalhando, e continua na atualidade, como transportador na integradora, Avimosa. Como seu avô, e depois seu pai, Ángel Herrando –que ainda trabalha na fábrica de ração-.

Porém, no caso de Antonio Herrando, sua dedicação é a de levar a ração às diferentes explorações do grupo. Assim pode observar as diferentes instalações dos granjeiros da zona, ver o que funcionava e o que falhava e, finalmente, eecolher o que queria para seu projeto pessoal.

Já tem cinco anos como transportador, porém necessitava dar um passo mais e ter uma empresa própria, como em seu dia fez seu avô, ao que define como “empreendedor e valente”, e que, após sua aposentadoria, vendeu o negócio.

ACOMPANHAMENTO FAMILIAR

Depois de muito tempo de dar-lhe voltas – faz três anos que iniciou a documentação- pôs mãos a obra, e depois do estudo de mercado, realizado “in situ”, visitando os pavilhões dos granjeiros da zona, decidiu pelo modelo de GANDARIA GRUPO DE EMPRESAS SILOS CÓRDOBA, que o convenceu por seu bom funcionamento, junto a “seus bons materiais e qualidade de serviço, ademais das boas condições e facilidades de pagamento”, explica.

Assim, em setembro entraram seus primeiros pintinhos Cobb e começaram suas primeiras tarefas como avicultor, que ademais compatibiliza com seu trabalho de repartidor de ração. Conta com a ajuda de sua mãe pelas manhãs, para vigiar, sobretudo, a retirada das baixas. Isto foi possível pelo fato de que está tudo automatizado, já que o pavilhão funciona praticamente sozinho e sem problemas. Isto lhe permite trabalhar para Avimosa e ademais gestionar o pavilhão, o qual rentabiliza seu trabajo e salário.

EQUIPAMENTO DO PAVILHÃO

O pavilhão que está estreiando Antonio Herrando está realizado com painel sanduíche, incorpora resfriadores para a refrigeração no verão e sistema de ventilação transversal. A água do resfriador está impulsionada por bombas independentes para cada módulo, em total 30, de maneira que o painel se molha uniformemente e minimiza riscos. Ademais, deste modo, se alonga a vida útil dos painéis.

O sistema de alimentação -4 linhas- e bebida -5 linhas- estão partidos no centro do pavilhão, para que, desta forma, o manejo seja ótimo. Tudo foi fornecido e instalado pela equipe de GANDARIA-SILOS CÓRDOBA, com pessoal próprio.

O pavilhão é totalmente vedado, sem fissuras possíveis, para o qual a qualidade dos acabamentos é especialmente importante. Nada mais entrar, no primeiro quarto técnico destaca o painel de controle, donde fica registrado se há alguma avaria. Se se desse o caso, o equipamento a identificaria assinalando-lhe a cor vermelha.

Para a ventilação, o pavilhão conta com oito ventiladores grandes -43.000 m3- e nove pequenos -19.000 m3- repartidos ao longo das paredes laterais mui eficientes e de baixo consumo.

Quanto a iluminación, se leva a cabo com luzes LED, concretamente com 169 pontos de luz de 7,5 watts com os que se consegue manter uma uniformidade no pavilhão e com somente 1,26 kw/h de consumo.

Os comedouros são GAN 14, e os bebedouros são de tetina inoxidável, multidirecional e com recuperador de pé duplo, não leva juntas de borracha que, na hora de desinfetar podem dar problemas: alguns produtos de desinfecção são corrosivos para certos equipamentos, porém, neste caso, se eliminou totalmente o problema.

DESENHO DO PAVILHÃO

O pavilhão está desenhada a duas águas, com paredes de 1 metro a cada lado, as janelas são de tipo “caixa de correio”, pelo que o ar frio entra porém sem que chegue diretamente aos animais. As condensações, por sua parte, também se dirigem ao exterior.

O teto duplo é um elemento essencial para assegurar oisolamento das instalações. As vezes, a temperatura exterior é de 0ºC e a umidade de 80%, porém isto se pode combater fácilmente com a instalação de uma caldeira de biomassa que funciona com casca de amêndoa como combustível. Deste sistema de calefação o avicultor também se sente especialmente orgulhoso, já que, com apenas 700 €uros de biomassa passa o inverno. Isto não seria possível sem um perfeito isolamento do pavilhão.

Um isolamento para que não afete a temperatura exterior.

O isolamento do teto é de painel sanduíche, de 3 centimetros de espessura como cobertura, mais a câmara de 220 milímetros. Por último, debaixo há uma terceira capa de outros três centímetros de poliuretano com lâmina de alumínio. Todo este isolamento evita as condensações dentro da câmara.

As janelas, por sua parte, são de poliuretano injetado para evitar as pontes térmicas. Neste sentido, o pavilhão se monta sobre fundação, fato que também contribui a rompê-los instalando o painel sanduíche embutido no solo. Há seis sondas de temperatura no interior do pavilhão e uma sonda no exterior, mais uma sonda de umidade no interior e um depressiômetro. Na parte exterior há iluminação a cada 20 metros. O painel sanduíche de fechamento é de cinco centímetros de espessura.

A ventilação transversal

A ventilação, como comentávamos, é transversal, fato que lhe possibilita mais facilidades de manejo que a de tipo túnel. No inverno se fecham os ventiladores grandes e entram em funcionamento os pequenos –ventilação mínima-; trabalham por grupos e por tempos, para que nenhuma parte do pavilhão fique sem ventilar.

Um aspecto que este jovem avicultor também valorizou de GANDARIA é que oferece a possibilidade ao cliente de fazer-lhe “um pavilhão a la carte”, já sejam com ventilação túnel, combitúnel ou transversal, em função de suas necessidades. Por outra parte, o desenho do pavilhão a duas águas com cumeeira facilita que o ar se deposite na parte superior, de maneira que, quando baixa já não está tão frio. Isto é muito benéfico para os animais.

Projetos de futuro

Este jovem avicultor afirma que está contente com os resultados de sua primeira criação. Já está pensando em ampliar com um segundo pavilhão de frangos, próximo do atual, que tem projetada para o verão de 2016, uma época que, segundo Ele é boa porque as chuvas não obstaculizam o processo de construção. Para este outro projeto, como para o atual, conta com GANDARIA-GRUPO DE EMPRESAS SILOS CÓRDOBA como fornecedor habitual.

Para meu segundo pavilhão de frangos espero contar com GANDARIA-GRUPO DE EMPRESAS SILOS CÓRDOBA como fornecedor habitual

Ler a notícia completa sobre o caso de êxito de uma granja avícola aqui: www.agrinews.es

Necessita mais informação?

Peça orçamento sem compromisso